Da Índia, com amor.


Foi amor à primeira vista. Bastou bater o olhar nestas peças para ter a certeza que tinham sido manufaturadas por um artista!


As peças - uma mesa e um conjunto de cadeiras - são exemplares de um trabalho de marcenaria feito na Índia por encomenda, com motivos vegetalistas e de grande detalhe. Verdadeiras obras de museu, exemplares de um trabalho de talha de grande valor artístico.



São peças centenárias, cuja idade com certeza ultrapassa os 100 anos, feitas fazer por medida, por vontade e encomenda dos avós da cliente.


As fotos comprovam o valor artístico e histórico destas peças, e nós somos testemunhas do grande valor sentimental que têm também. Segundo sabemos, este conjunto de sala, demorou cerca de 2 anos a construir. Só por isso se vê o incrível trabalho artesanal que temos em mãos, e a honra que é para a nossa equipa de marceneiros poder intervencionar peças destas.

Depois do deslumbre da paixão, o nosso olhar procurou avaliar, racionalmente e com toda a nossa técnica, os problemas a restaurar.


Apesar do incrível trabalho de talha (muito característico na Índia), eram vários os componentes das peças que se encontravam instáveis do ponto de vista da marcenaria estrutural.



Um dos principais problemas no estado de conservação das peças era uma grande infestação de insecto xilófago. Por isso, começámos por expurgar todas as peças, com utilização de gás, evitando a sua contínua degradação. Este é um procedimento que deve ser sempre feito por profissionais habilitados e que dá garantia de 20 anos contra reaparecimento destas infestações.

Após este processo de fumigação das peças, iniciaram-se os trabalhos de restauro, propriamente ditos.



As cadeiras apresentavam zonas a descolar, com algumas instabilidades estruturais e lacunas estéticas, nomeadamente em zonas da talha e da própria estrutura das peças. A mesa, feita de um tampo totalmente maciço e também com grande detalhe e trabalho , tinha várias outras lacunas sobretudo a nível do acabamento e também da estrutura. A cliente chegou a comentar que duvidava que o tampo tivesse salvação.


O nosso trabalho de restauro consistiu em várias fases:


- Desmontagem total das peças das cadeiras e da mesa;

- Renovação do método de encaixe através da utilização de cavilhas de madeira;

- Nova colagem das peças;

- Recuperação de várias lacunas das peças, incluindo vestígios de xilófago e partes de talha em falta/por recuperar;

- Recuperação total do acabamento;

- Novo acabamento em óleo de madeira natural, para manter a cor original das peças e permitir uma mais fácil manutenção das mesmas;




A intervenção de restauro demorou alguns meses e foram entregues na semana passada... Mas julgam que acabou por aqui?! Felizmente não! É que desta colecção também faz parte um louceiro de que vos falaremos em breve!


Já percebem porque é que esta Marcenaria tem necessidade de ter um Diário?

Fiquem atentos aos próximos episódios!



  • Pinterest - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle