top of page

A energia do café Delta


Começamos o ano a mil!

Literalmente, a mil, com uma encomenda de mil peças.


Sentiram a energia?

Nós sentimos a adrenalina logo que recebemos o primeiro email do nosso cliente. Pela história da empresa, pelo carisma e percuso profissional inspirador do seu fundador Rui Nabeiro, pela forte presença e qualidade dos seus produtos, Delta é um daqueles nomes que causa impacto quando lido num e-mail de pedido de orçamento.

Saber que a gigante Delta considerou o trabalhado da nossa (ainda) pequena empresa, foi por si só, motivo de festejo. E maior foi a comemoração quando, depois de alguns e-mails trocados e reuniões, o projecto foi adjudicado.



A Delta desafiou-nos para desenvolver alguns acessórios para a Delta Q em madeira. Estes acessórios são peças de barista, nomeadamente caixas dispensadoras de cápsulas e tabuleiros para servir café, e outras peças de comunicação como sinaléticas para divulgação da marca junto dos principais clientes. E feitos aqui na oficina, só podiam ser de madeira, claro. Todas as peças foram fabricadas em madeira de freixo e acabados a óleo natural.


Ainda estamos com o projecto a decorrer, por isso, temos de guardar alguns segredos, mas podemos contar-vos que tem sido um namoro longo, com várias etapas desde o primeiro contacto. E nestas grandes obras, todas as fases têm o seu encanto e os seus desafios: desde o desenho, à maquinação e aos próprios acabamentos.


Antes de se avançar para a produção recorreu-se à criação de protótipos, que entretanto foram sendo ajustados e melhorados. Estes protótipos foram testados segundo as normas de produtos de restauração e passaram todos os testes, inclusive os de desinfeção - necessários no contexto em que vivemos.


Para este projeto da Delta, a equipa da Marcenaria Artística Pereira aliou o o processo artesanal à produção de quantidade, combinando o saber tradicional às novas tecnologias, nomeadamente a utilização de maquinaria como a CNC e a gravação laser.


Para os leitores mais entendidos na matéria, deixamos alguns pormenores técnicos:

A madeira escolhida foi o freixo. Depois do desenho definido, transformámos a madeira em pranchas viáveis de trabalhar, criámos os machos na tupia (estilo mini-série) e as fêmeas na serra circular.


O processo de colagem foi simultâneo à gravação a laser das frente. Depois de montadas as peças e encaixadas as frentes, foi tempo de lixar, bolear arestas e fazer os furos para os encaixes de um detalhe fundamental à utilização da peça - uns pequenos ímans.


Estamos agora a entrar na fase de acabamento e estamos em pulgas para ver o resultado final!


Mesmo com o frio de Janeiro, vamos a todo o vapor com a energia do café!



 

Vejam mais sobre a Delta e a sua História em www.deltacafes.pt/. Alguns pontos que escolhemos destacar, por nos inspirarem enquanto empreendedores:


História da Delta A Delta Cafés, na pessoa do seu fundador, Manuel Rui Azinhais Nabeiro, transportou para o modelo de negócio a essência relacional da magia do café.

Conhecedor do mercado do café e empreendedor por natureza, Rui Nabeiro decide em 1961 criar a sua própria marca de cafés. Na vila alentejana de Campo Maior, num pequeno armazém com 50 metros quadrados e sem grandes recursos

"Um Cliente um Amigo".

Nos seus primeiros passos, a Delta Cafés teve de conquistar a confiança do mercado: ao conquistar amigos, que recomendavam a marca, ganhava clientes fidelizados, possibilitando um crescimento sustentado do negócio. Esta é a filosofia de gestão de Rui Nabeiro: Uma Marca de Rosto Humano com um relacionamento comercial na base de “Um Cliente um Amigo”. A táctica de actuação é a personalização da relação marca - cliente, sendo cada situação identificada como única e individualizada da globalidade dos negócios.


A Delta Q promete um expresso sempre perfeito

Oferecer um expresso sempre perfeito da forma mais simples. Um expresso único, fácil de encontrar e fácil de servir. Todos os dias. Em todos os locais.


bottom of page