top of page

Alfaiates da madeira

Muitas são as vezes que os clientes nos procuram para melhorar a estética ou a funcionalidade de um espaço. Arrumação, plantas que necessitam de harmonia, espaços que se procuram mais acolhedores e funcionais.

A verdade é que o trabalho por medida é uma das especialidades da nossa marcenaria e somos apaixonados por criar peças que assentam como uma luva no espaço e nos ideais de cada cliente. E dentro desta arte dos móveis por medida, enquanto artesãos da madeira maciça, orgulhamo-nos de trabalhar em "nichos" (literais e figurativos 😉).


Mas afinal, porquê fazer um móvel por medida numa marcenaria artística e de uma forma artesanal? Em que é que isso marca a diferença num espaço?



Marceneiro a tirar medidas


Em primeiro lugar, a escolha de materiais. Na Marcenaria Artística Pereira trabalha-se com materiais de excelência, com grande durabilidade e qualidade como podem ver aqui.


Por outro lado, damos muita importância à fase do projeto. Fazemos questão de ter o máximo cuidado na visita de retificação de medidas, onde levamos o tempo necessário a perceber cada pormenor (se há paredes ou chão com desníveis, se será necessário criar remates e de que forma estes poderão ser feitos). Tal como um alfaiate, que verifica com todo o cuidado cada pormenor e cada medida de um cliente para adaptar o fato à pessoa, também num móvel por medida, o expertise e know-how numa simples medida no espaço pode ditar o sucesso de toda a obra.





Mesmo durante a fase de construção – e exatamente como num bom alfaiate – é preciso experimentar o fato antes de cozer as últimas linhas, fazer os últimos pontos, terminar bainhas.


Assim, também nós, antes de dar uma peça como concluída, muitas vezes voltamos com as peças ainda por terminar ao local, e fazemos acertos no local para que, antes do acabamento em oficina, fique tudo a assentar na perfeição no espaço.

Este trabalho detalhista, pormenorizado e muito personalizado resulta em peças que são feitas para o espaço ao mais pequeno pormenor. São peças que, depois de terminadas em casa do cliente, vivem em verdadeira harmonia com o espaço.


E quando terminamos um projeto e recebemos o comentário “esta peça parece que nasceu aqui” ou “nem damos por ela” sabemos que cumprimos o nosso objetivo. Criámos uma peça que se funde com o próprio espaço, criámos uma peça que assenta como uma luva, uma peça que passou a ser parte integrante daquela casa, daquela família, daquela história.


bottom of page