top of page

Aparador personalizado em carvalho e pau-sangue

Há projetos que nos ficam no coração e este foi um deles.

 

O mote era o de fazer uma peça que completasse uma sala, não só em termos estéticos, mas em termos funcionais, servindo de apoio à mesa de jantar, e à área social. A sala, um espaço versátil e eclético, com elementos clássicos e outros contemporâneos, numa combinação muito harmoniosa e onde se pretendia que o nosso aparador se enquadrasse, tendo algum destaque, mas integrando-se com os outros elementos decorativos do espaço.

A nossa cliente, apaixonada por arte e com uma grande sensibilidade estética, mostrou-nos desde o início o valor que dá ao trabalho manual, às técnicas tradicionais e ao legado único da marcenaria artesanal portuguesa, razão pela qual decidiu avançar com este projeto connosco. Por este motivo, desde o primeiro contacto sentimos que falávamos a mesma língua e o entusiasmo era partilhado e genuíno quando trocávamos inspirações, esboços e ideias para o projeto.


Foi nesta partilha de ideias que o projeto foi nascendo e o seu desenho se foi definindo. Um aparador em carvalho, fabricado em contraplacado de carvalho encabeçado, com estrutura em e gavetas em madeira de carvalho maciça e malhetes tradicionais feitos à mão. Uma peça intemporal, para durar uma vida, muitas vidas.

O acabamento, o óleo natural Fiddes Wax Hard Oil, em tom antique, dando uma patine naturalmente envelhecida à peça, que combinou na perfeição com a tijoleira de Santa Catarina, presente em toda a sala e com as restantes peças ecléticas do espaço.

E um toque de irreverência ao utilizar uma madeira exótica de pau-sangue nos pés e puxadores, que fez um contraste de cor e veio subtil, mas aparente.

As gavetas, com malhetes feitos à mão e com um faqueiro de madeira maciça no seu interior, realçam o trabalho artesanal de marcenaria que tanto nos apaixona.

E qual não foi a nossa melhor surpresa quando descobrimos que o nosso aparador ia estar junto a uma peça de arte, da pintora contemporânea Valerie Vesconti (EUA), reproduzido por José Estorninho Viana.





bottom of page