top of page

Colecção Luísa - Cadeirões Vintage


As peças são dois lindos exemplares de sofás dos anos 50, de molas, com revestimento a pergamóide encarnado, com vivos e botões brancos e pés agulha em madeira. Apesar do cuidado da cliente, e como é normal depois de tantos anos de uso, o revestimento da peça encontrava-se em mau estado e as molas da peça necessitavam de serem trocadas.

A estrutura e os pés estavam afetadas por inseto xilófago, e um dos pés encontrava-se partido.


Sendo este o terceiro ato desta ópera de restauro, e partindo do pressuposto que leram o primeiro e o segundo, já podem imaginar, caros leitores, qual foi a primeira etapa deste processo. Exactamente: o expurgo.


Depois de tratado o o bicho da madeira, encaminhámos a peça a um estofador com muita experiência em trabalhar com pergamóide.


Pergamóide é um tipo de tecido industrial que imita a pele, também conhecido como napa. Por ser resistente e lavável, por não implicar sofrimento animal e por ser mais económico, é muito utilizado no forro de bancos, sofás, assentos de motas e automóveis e noutros objectos de utilização frequente.


Já agora, e aproveitando a deixa: conhecem estofadores que trabalhem, com muita qualidade, na zona da Grande Lisboa?


Temos alguns contactos de confiança e estamos muito satisfeitos com o trabalho dos nossos parceiros, mas nem sempre têm disponibilidade e gostaríamos de ampliar a nossa redes de contactos. Por isso, caso tenham recomendações façam chegar esses contactos, por favor.



Voltando ao trabalho, o passo seguinte foi o desmanchar da estrutura da peça. De seguida, a reparação de toda a estrutura: as molas foram reparadas, bem como a travessa frontal dos cadeirões, para dar estrutura às novas molas.

Os pés foram novamente colados e os vestígios de inseto xilófago foram betumados.

Trocaram-se os vivos dos assentos e os botões foram revestidos de novo.



Estão como novos e vão trazer muita garra à decoração desta casa. E aproveitamos para vos desejar uma semana, também ela, cheia de cor e de garra, para enfrentar o regresso às aulas, ao trabalho e às rotinas. Setembro é mês de recomeços e nós estamos muito inspirados com imensos novos projectos aqui na oficina!

bottom of page