top of page

Colecção Luísa - Espelho e candeeiro estilo D.João V



No post anterior diziamos que o próximo ato desta ópera teria um casal romântico.

Feitos da mesma matéria, um candeeiro e um espelho, ambos de madeira de castanho escurecida, estilo D. João V, com trabalho de talha.





Vamos a um pouco de História de Arte? O reinado de D. João V representa um dos mais prósperos períodos da marcenaria em Portugal. O design de mobiliário Português evoluiu de forma muito clara a partir do Estilo Nacional Português, do barroco ao rococó.

O estilo de D. João V é marcado pela riqueza dos materiais, pelo intricado trabalho artístico das partes e pela vasta gama de ornamentos. É bastante evidente em cada detalhe o trabalho de mestria da madeira: as linhas curvas, os escudos, a bola e os pés da garra.

Pela altura da sua morte, em 1750, o Magnânimo "deixou uma corte luxuosa e obras grandiosas que refletiam a sua imagem, daí a designação ao "estilo D. João V".



Depois de tantos anos em uso, estas peças estavam sob ataque xilófago, e algumas das suas partes (estrutura, cavilhas, suportes e costas) em estado avançado de degradação. Por opção estética da cliente, decidiu-se reparar os problemas estruturais e mudar o acabamento para um efeito de branco decapé.

O espelho tem uma inscrição nas costas com a data de 5 de Janeiro de 1938! Foi uma bela surpresa!


O processo de restauro começou, obviamente, pelo expurgo. Depois, a peça foi desmontada e todas os vestígios de ataque xilófago foram betumados. Alguns dos suportes das velas foram substituídos, tendo sido torneados de raíz, e os braços do candeeiro foram reforçados e retocados em algumas partes mais críticas. De seguida foi aplicada a técnica de decapé na tonalidade branca.



Esta técnica é um recurso muito comum. Os tons brancos na decoração estão (sempre) na moda e aligeiram um pouco estas peças de mobiliário mais clássicas. Para clientes com um gosto mais minimalista e clean, pintar de branco os móveis antigos é, cada vez mais, a tendência. Até porque, as áreas das casas tornaram-se mais pequenas e há necessidade de recorrer aos tons claros para dar a ilusão de espaço, luz e amplitude.


Aqui na Marcenaria Artística Pereira somos um bocadinho tradicionalistas e normalmente até preferimos os tons naturais da madeira. Mas, neste caso, adoramos o look fresco que resultou deste restauro!


Enquanto as peças aguardam a sua colocação na casa da cliente, fica um exemplo de inspiração #Pinterest.


E já deixámos um lembrete no calendário: em janeiro cantamos os parabéns ao espelho! Por falar nisso, neste fim de semana o nosso Mestre Marceneiro e CEO Tiago Borges soprou 29 velas, viram o post? Ainda vão a tempo de lhe dar os parabéns, a dobrar!





bottom of page