top of page

Poder de encaixe

Se os marceneiros fossem super-heróis (que são!), malhetes, respigas, talões seriam os seus super poderes. Somos suspeitos por adorar desta técnica, mas qualquer apaixonado por marcenaria gosta de fazer peças com encaixes ou malhetes. O encaixe é a técnica que distingue um amador de um mestre marceneiro e que faz de uma peça de madeira uma obra de arte.



Quais as principais vantagens de utilizar encaixes no fabrico de mobiliário ?


Resistência

A madeira é um material vivo e que está sujeita a várias forças. Forças internas do próprio veio e de tensões que a árvore foi ganhando no crescimento e forças externas - desgaste, peso, o normal de qualquer peça de mobiliário! E os encaixes contrariam estas forças e dão muita resistência às peças. Na nossa marcenaria já restaurámos uma mesa de cabeceira de 100 anos cujas gavetas tinham malhetes cauda de andorinha que estavam como novos!


Estética

Os encaixes de madeira além de estruturalmente interessantes são também decorativos. Os encaixes à vista valorizam qualquer peça de mobiliário e tornam-na mais apelativa ao olhar


Durabilidade

Uma peça que tenha encaixes de madeira torna-se muito mais durável pela sua resistência! A maior parte dos encaixes em madeira são recuperáveis e restauráveis. Assim, as peças com encaixes têm o potencial de durar gerações!


Sustentabilidade

O malhete de madeira une as peças sem a necessidade de utilização de outros materiais (ferragens, solventes, etc) tornando-se por isso a forma mais natural de construir em madeira.


Exclusividade

A maior parte dos encaixes na marcenaria são artesanais e por isso não existem dois iguais . A sua execução perfeita exige conhecimento, precisão e perícia manual. Assim, os móveis assemblados com encaixes são peças únicas, exclusivas e executadas com atenção ao detalhe por marceneiros experientes.




Existe uma grande variedade de encaixes de madeira e faz parte da mestria do marceneiro saber identificar a mais indicada para determinado tipo de projeto.


Aqui na oficina, cada peça é tratada como única e irrepetível. Recebemos clientes entusiastas - alguns mesmo da área como designers e arquitectos - e trabalhamos em equipa para tomar as decisões mais ponderadas e acertadas no cataráter estético e construtivo de cada peça. Se tem uma peça de mobiliário em mente e quer incorporar encaixes de madeira pode pedir nos mais informações.


E por aí? São apreciadores de encaixes? Gostavam de saber mais sobre os vários tipos de encaixes existentes?

bottom of page