top of page

Ricardo Borges de Souza, Arquitecto

Atualizado: 6 de jul. de 2020


Na Marcenaria Artística Pereira, como na vida, quem chega traz um amigo.

Os caminhos do Arq. Ricardo Borges de Souza e os dos nossos Mestres Marceneiros cruzaram-se há vários anos e a relação profissional e de amizade continuou e desembocou na nossa oficina. Vejamos como começou essa caminhada.


O ano de 1977 foi especial por ter terminado a licenciatura em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes em Lisboa. Mas a sua aprendizagem havia começado uns bons anos antes, de forma prática e experiencial, no atelier do seu pai, também arquitecto e na oficina de marcenaria anexa onde se fabricavam os móveis por ele desenhados.


Do seu percurso como arquitecto, relevam-se obras emblemática, bem conhecidas como a discoteca TRUMPS – nos anos 80 -, o bar Chequers em Cascais, a Loja AUGUSTUS na Avenida de Roma, bem como a loja Técnica da Fress.


Foi convidado a chefiar o Gabinete Técnico de Controlo Oficinal e posteriormente a ocupar o cargo de Director do Departamento de Produção. Foi também Assessor do Conselho de Administração e professor na FRESSFORMA.



Exerceu funções como docente das cadeiras de Design, Desenho Técnico, Desenho de Ornato, Desenho de Representação e Projecto de Mobiliário, na Escola Superior de Artes Decorativas e no Instituto de Artes e Ofícios da FRESS.


O desenho de peças é uma constante. Sejam encomendas de clientes, sejam peças originais, o ímpeto da criação faz parte da sua existência desde sempre.


Das cadeiras que leccionou, às que desenhou, é sempre um prazer tê-lo sentado nas nossas.

As da nossa sala de reuniões, onde tanto nos inspira e ensina, com as suas conversas riquíssimas e viciantes, comos as cerejas. O caríssimo Arq. Ricardo, é a cereja no topo do nosso bolo!


E em breve teremos um projecto muito especial. Estamos muito entusiasmados, mas vamos guardar segredo mais uns tempos!


bottom of page