top of page

A ferro e madeira

Projeto de mobiliário por medida enquadrado num projeto de reabilitação total de apartamento em Santos, levado a cabo por variados profissionais em várias vertentes (os interiores ficaram a cargo do atelier RBG Arquitetura).


Necessidades apresentadas:


Uma secretária com dimensões específicas para enquadrar num espaço da sala dedicado a home-office e com uma nota obrigatória: permitir encaixar uma cadeira de design que o cliente já tinha. Os materiais escolhidos foram o carvalho maciço, combinado com pés em metal preto, numa inspiração industrial.


Uma consola de 2 metros, para colocação numa zona de entrada, num corredor amplo. A ideia era manter o estilo industrial (madeira e pés em metal lacado a preto mate).


Ao estilo industrial e elegante, os clientes pediram que se acrescentasse um toque leve e funcional, dada a extensão considerável da peça. Juntos, trocando ideias, optamos pela palhinha natural por ser um material natural, e muito bonito, que deixa a peça respirar conferindo essa mesma leveza.



Pormenores técnicos:


As peças foram produzidas com grande atenção às tecnologias da madeira e movimentação do material, para prevenir o empeno e garantir o bom acabamento.

Os tampos foram fabricados em várias lamelas (ou pedaços) de madeira, com encaixe, por forma a não rachar.

Todas as peças foram calibradas, coladas com cola branca respeitando os tempos da colagem tradicional - esse momento chave da marcenaria - o que levou a maior estabilização e durabilidade.


Utilizamos encaixes artesanais para permitr o movimento natural das peças.


Reparem no veio corrido. Não só previne o empeno, como confere uma beleza única à peça.


Por fim, optamos por um acabamento cuidado, com uma lixagem profunda da peça, e acabada com óleo natural Fiddes, sem cor e sem brilho para um acabamento natural que apenas realçou a cor e textura da madeira.






De realçar:


Partimos da inspiração da cliente. As peças foram desenhadas e fabricadas por nós com estas indicações sempre em mente.


Cada pedaço de madeira foi cuidadosamente escolhido, para que a conjugação do veio tornasse a composição das peças o mais harmoniosa possível.


A palhinha foi uma aposta ganha! É uma opção sustenstável e que acrescenta um toque de sofisticação e leveza às peças de madeira que adorna. Vintage, que nunca passa de moda, já foi adaptada a peças nobres como a poltrona Luis XV e a cadeira Medalhão e a sua utilização é cada vez mais comum e criativa. Dos assentos das cadeiras às gavetas desta secretária , este material é um dos nossos preferidos.



O resultado:


Duas peças, feitas à mão e por medida, de excepcional qualidade e durabilidade, que correspondem na perfeição àquilo que os clientes tinham idealizado.


E o nosso orgulho maior: mesmo com um prazo de entrega mais curto que o normal, entregámos na data combinada, (YEAH!) o que permitiu a conclusão atempada e tranquila das outras etapas do projeto.


E mesmo partilhando convosco tantos pormenores de fabrico, conseguimos guardar o segredo da receita. Marceneiros e apaixonados da madeira, conseguem descobrir o truque que não revelamos?


bottom of page