O fabuloso restauro do Citroën Rosalie

Um carro?! Em madeira? Sim, é mesmo um automóvel! Ou melhor dizendo, é mesmo a carraçaria de um automóvel, feita em madeira maciça.

De nome doce e feminino, apresentamo-vos o Citroën Rosalie, de 1932. E começamos a história deste restauro que esperamos que seja fabuloso.


(Se quiserem tornar o momento mais especial, Yann Tiersen acompanha muito bem este post.)


Ainda o telefonema não tinha terminado e já estavamos a pesquisar o modelo no Google. E foi amor ao primeiro link! é sem dúvida um dos trabalhos mais sui generis que nos chegou à oficina. Ficamos banzados logo quando recebemos o contacto do cliente a perguntar se teríamos forma de restaurar este clássico do automobilismo.


Depois de passar pelo expurgo, a peça chegou à nossa oficina em Fevereiro. O mais engraçado foi a reacção de todos - amigos e seguidores - quando mostramos as primeiras foto.


Estante, liteira, choche, charret, vitrine, cama desmontável, carrinho de algodão doce, galera, berlinda... os palpites foram imensos, e este post vem dar a resposta a todos os curiosos: sim, é mesmo uma carroçaria de automóvel!


Houve quem acertasse mas a maioria nem imaginou que esta estrutura de madeira pudesse ser de um automóvel, certo?



Este automóvel está na familia do cliente há alguns anos e além de ser um clássico de uma beleza estonteante, é uma relíquia muito especial para o coleccionador. Toda a carroçaria é feita em madeira, o que o torna mais raro e exclusivo. É que se já são poucos os exemplares de Citroën Rosalie, são ainda menos os que foram construídos com carroçaria SICAL. Na altura do fabrico, a grande inovação em termos de pormenor construtivo era o “moteur flottant” - o motor era montado sob uma base de borracha para absorver as vibrações.



E agora? Como vamos restaurar? Mesmo tendo acesso aos manuais e livros de origem, não há moldes nem indicação de como intervencionar. Vai ser um desafio, um autêntico puzzle, peça a peça. Temos aqui (muiiito!) trabalho para uns bons dias de pura marcenaria artesanal!


Prometemos mostrar todos os pormenores desta viagem a bordo do Citroen Rosalie.


Enquanto isso, deliciem-se com estas fotografias de época e venham neste passeio connosco! Vejam o site Citroën Origins - http://www.citroenorigins.pt/pt-pt/vehicule/rosalie - que está muito giro e interactivo! Podem ouvir os sons da buzina e do travão de mão, e ter uma visão 360º do interior e exterior deste lindíssimo pedaço de história.



E por aí, há fãs de automóveis clássicos? Querem dar sugestões e ideias para este restauro?