Uma porta vaidosa

Meses de trabalho, horas de montagem, uma peça que durará uma vida, várias vidas...!

A peça em destaque hoje é esta linda porta, inspirada no estilo clássico, com almofadas moldadas e com painel de vidro em volta.




Tudo começa com o desenho técnico. E mesmo tendo sido fabricada durante este último confinamento (que esperamos que tenha sido mesmo o último!) a cliente acompanhou todo o processo e contribuiu com as suas ideias e preferências.


A cliente escolheu fazer a porta em madeira casquinha vermelha, uma madeira lindíssima. Mas atenção, que no fabrico de uma porta, não nos podemos cingir ao critério estético. O facto de ser uma madeira muito durável foi fator preponderante na nossa escolha!

Proveniente do Norte da Europa, a casquinha vermelha é normalmente usada em aduelas, pisos, caixilharia, carpintaria de exterior e, claro, portas. Neste caso, conseguimos utilizar o veio a nosso favor, mais uma vez, não só esteticamente mas também de forma a garantir maior estabilidade da peca.


Após os cortes de madeira iniciaram se os encaixes principais: fura e respiga com talão por forma a dar a maior resistência estrutural possível à peça.


Mas até aqui, foi trabalho construtivo. Falta uma parte igualmente importante nesta arte da marcenaria: as técnicas decorativas.

Uma porta bonita é aquela que mostra o dom do marceneiro. É nos detalhes decorativos que o artista dá asas à criatividade e à sua sensibilidade estética e esta porta é bem vaidosa! É um bom exemplo do bom gosto e das capacidades do Mestre Tiago porque nela foram utilizadas várias das técnicas decorativas tradicionais da marcenaria: moldados, almofadas e bites foram feito utilizando a tupia para lhes dar forma.


No final, e após uma lixagem profunda até ficar suave ao toque, procedeu-se ao acabamento com verniz marítimo e tinta.

E depois de meses de trabalho, chegou o Dia D. É no dia das montagens que tudo se prova: sucesso ou falhanço? Teremos ajustes a fazer?

Desta vez, tudo correu como previsto. A instalação no local foi feita cuidadosamente. garantir o melhor acabamento possível, adaptando em obra alguns detalhes para um encaixe perfeito... e voilá! Com muito orgulho, demos uma nova vida à entrada desta casa!



A partir de hoje, todos os que aqui entrarem serão recebidos com uma peça de madeira maciça, única e exclusiva, feita à medidade e com todo o brio, para durar uma vida, várias vidas, e todas felizes!