Todos para a mesa!

Não é novidade que somos um povo de bons petiscos e muita conversa à mesa. Gostamos de receber. Está-nos no sangue! E agora que o verbo mais repetido é desconfinar, que bom que é poder rever família e amigos e convidar as nossas pessoas preferidas para nossa casa e podermos exclamar, à boa portuguesa: "Todos para a mesa!".




Durante a quarentena, recebemos a encomenda desta mesa. O cliente pediu uma mesa, de linhas simples e com aspecto algo "rústico" mas com boa qualidade. Enviou algumas fotos de inspiração. Depois dos desenhos técnicos aprovados, a produção começou e demorou alguns dias.


A mesa encaixa nos topos dos pés com respigas. Pelo facto de não estar colada, será fácil remover o tampo, caso seja necessário. Os encaixes no tampo são ganzepes, de modo a que a mesa não tenha tendência a empenar. Estes encaixes e os pés, que têm cores diferentes, são os detalhes de marcenaria que valem a pena destacar.


Quantos às madeiras utilizadas, a mesa é composta na sua maioria por Riga, e os laivos laranja, nas respigas dos pés é Gonçalo-Alves. Riga é uma madeira densa e resistente. Esta madeira nórdica, deve o seu nome à capital da Letónia, de onde vinham as madeiras aquando da reconstrução de Lisboa depois do grande terramoto de 1755.

Gonçalo-Alves, é uma das nossas madeiras preferidas. Tanto que a usamos na nossa Mesa Koa.

Proveniente de uma árvore rústica de médio porte, esta madeira tem a particularidade de ser completamente imprevisível nas suas tonalidades, que podem ir desde o laranja ao castanho muito escuro, com laivos escuros que a tornam única.



Neste projeto o que mais nos deixa felizes é perceber que os clientes valorizaram o facto de ter uma peça de qualidade, de design exclusivo, dando preferência ao produto português e artesanal, ao invés de comprar numa grande cadeia internacional. É um sinal de que, pouco a pouco, esta mentalidade de comprar Português vai ganhando expressão.


Foram vários os movimentos de apoio às pequenas empresas e aos pequenos negócios portugueses que temos visto ganhar voz, e que muito nos ajudam, principalmente nesta fase de retoma da economia. Exemplo disso são os diretórios de empresas criados, como o Compra aos Pequenos do Menos Hub ou o Entregas à Porta, que se juntam a alguns que já existiam bem nossos conhecidos como o Design Advisor e o Portugal Manual.

Mas ainda melhor que estas iniciativas é ver o resultado efectivo na mudança de paradigma. Um cliente de cada vez, a comprar Português, seremos muitos a contribuir para a vitalidade dos nossos negócios.


E que se possam celebrar muita vitórias, grandes conquistas e muitos momentos felizes, com brindes e petiscos. À mesa. À boa maneira portuguesa!


Se sonha ter uma mesa desenhada à sua medida, fale connosco. Conte-nos a sua ideia, envie medidas, fotografias de inspiração e materiais preferidos por email para geral@marcenaria-artistica.pt.