top of page

Uma porta com história

Quando restauramos qualquer peça, ficamos sempre a conhecer um pouco mais da sua história, da história do espaço e da família. E esta peça – uma porta – tem uma história muito especial, pois foi, em tempos idos, um presente de casamento da anterior geração da família! Sabemos que somos suspeitos, mas ficámos ainda mais felizes depois de descobrir este interessante facto, porque realmente, uma porta de exterior de madeira valoriza qualquer espaço, tornando-o mais bonito, acolhedor e confortável, sendo por isso um original e excelente presente de casamento 😊.






Esta porta, com mais de 70 anos, precisava de intervenção e na nossa oficina encontrou mãos experientes e habilidosas para lhe dar um tratamento de fundo!

Na nossa primeira visita técnica para avaliar esta peça, e fazer o levantamento técnico verificámos que se encontrava empenada, os acabamentos estavam a precisar de reparação e as próprias ferragens estavam a descair. A madeira precisava de cuidados de manutenção, até porque a porta, devido ao empeno, já não estava a fechar bem.



Assim, a nossa equipa levou esta peça para a oficina e, tal como acontece muito no restauro, esta intervenção foi uma surpresa. Assim que começámos a retirar o acabamento para intervencionar a peça, foi evidente que a porta estava ainda mais deteriorada do que inicialmente aparentava: as travessas e almofadas estavam a apodrecer, as borrachas a perder estrutura.



Por este motivo, foi necessária uma intervenção de fundo - a porta foi totalmente desmontada e foram criados vários enxertos de madeira para que, tal como uma manta de retalhos, pudéssemos ir reconstruindo estas peças.



Depois de muito trabalho estrutural, de reconstrução, encaixes, reforço de peças e colagem, entrámos na fase da recuperação dos acabamentos. E como em qualquer restauro, respeitando a traça original da cor desta peça, a mesma foi repintada e as ferragens limpas e renovadas.

E assim, graças a esta intervenção, demos uma nova vida à entrada desta casa, que ficou ainda mais bonita, com uma memória recuperada e pronta a testemunhar (pelo menos) mais 70 anos de história 😊

bottom of page