Lembra-se da sua primeira mobília da sala?
E lembra-se do dia em que decidiu que merecia melhor e decidiu investir em mobiliário de qualidade? Ou esse dia ainda está para chegar?
O nosso cliente passou por esse processo e quando chegou o dia, contactou a Marcenaria Artística Pereira com a visão clara daquilo que queria: criar uma estante e uma mesa com uma estética comum, com um toque industrial do ferro e da madeira, com cadeiras de refeição a condizer na estética e na qualidade.
A pedido do cliente, a mesa seria em madeira de carvalho. O tampo de formato redondo teria de ser extensível para não ocupar muito espaço na sala no dia-a-dia, mas que, quando aberta, tivesse tamanho suficiente para servir uma refeição com toda a família presente e confortável.
A extensão numa mesa redonda é sempre um desafio e aqui a solução foi uma extensão em livro (guardada dentro da própria estrutura da mesa).
Em termos estéticos, a referência de inspiração trazida pelo cliente era uma mesa com um pé muito original, de 3 faces, triangular, difícil de descrever por palavras - deixamos a tarefa para as fotografias.
Mais do que na extensão, foi o pé que se revelou o grande desafio! Para garantir a total estabilidade da peça foram preciso alguns testes, várias viagens ida e volta entre oficinas de marcenaria e serralharia e um grande trabalho de equipa! O cliente fez parte do processo e foi contribuindo com alterações e feedbacks preciosos ao resultado final. E só nos faz sentido trabalhar assim: de portas abertas e telefone sempre disponível!
Processo de construção:
O tampo da mesa foi todo feito em madeira maciça e exigiu um trabalho de mestria. Um verdadeiro puzzle de madeira, que depois foi todo recortado pelos marceneiros com muito cuidado e precisão.
O processo de encaixe do livro - a peça que permite a extensão da mesa - exigiu vários ajustes ao nível da própria peça e mesmo em termos manuais para garantir um excelente funcionamento do mecanismo. Foram várias "páginas", podemos dizer!
Para o acabamento cumprir o pedido pelo cliente, foi feita uma aproximação da cor solicitada através de um pigmento natural e terminada com óleo para madeiras para uma excelente durabilidade.
Para a estante a inspiração foi uma estrutura elaborada com paralelepípedos de ferro, com uma pintura rústica a preto e que servem de suporte às prateleiras corridas de madeira, fabricadas também em carvalho. Esta peça foi feita, também num trabalho conjunto entre marcenaria e serralharia, e o acabamento foi semelhante ao da mesa para manter a estética geral do projeto.
As cadeiras, e uma vez que trabalhamos em parceria com outras empresas nacionais, foram escolhidas feitas de madeira, e respeitando o acabamento das outras peças, com assento em pele natural de cor preta.
No final, uma sala feita à medida, para um cliente exigente e satisfeito, que é a nossa dupla de adjetivos preferida!
Se gostou e quer pedir um orçamento, saiba que estamos com um volume intenso de trabalho e temos um prazo de 10 dias para cotação e 30 a 60 dias para início de projectos. Gostamos de dar uma resposta rápida aos nossos clientes, mas mais que isso, gostamos de ser rigorosos com os prazos. Preferimos avisar quando estamos demorados, e - com franqueza - ficamos algo orgulhosos por ver tantos pedidos a chegar à nossa equipa! Muito obrigado a todos os que acompanham o nosso trabalho e confiam em nós para realizarmos as peças com que tanto sonharam!
Comments