top of page

Mesa Anna

Temos este post guardado há uns meses. Escolhemos esperar por um dia especial e hoje é o dia!


É o Dia Nacional do Empresário e queremos, de forma singela, celebrá-lo agradecendo.


Se é dia de homenagear os empresários nacionais que contribuem para o desenvolvimento do país, que incentivam o empreendedorismo em Portugal, com a criação de novas dinâmicas, nós homenageamos a Anna.


Porque no início de 2019, nos recebeu no seu atelier com toda a simpatia. Ofereceu o seu tempo, emprestou as suas peças para a nossa sessão fotográfica e entusiasmou-se com o nosso trabalho e isso foi um boost gigante para a nossa equipa de jovens empresários!


Mais do que uma publicação sobre a peça, este é um post sobre a pessoa e a marca.

Falamos de Anna Westerlund. Da pessoa, da sua marca e da sua loja: Together, no Chiado. Todas lindas e acolhedoras, que vale a pena conhecer.


Na primeira vez que recebemos a Anna na nossa oficina houve logo um clique. Um match de makers, uma empatia de génios criadores, aquele vento antes da chuva que já deixa adivinhar que vem aí coisa boa! E aconteceu! Porque além desta mesa, estão previstos outros projectos que vão juntar as nossas madeiras e as cerâmicas da Anna.


Vamos ao projeto! O propósito foi fazer um tampo para uma estrutura metálica já existente.

Uma tela branca. A ausência de cor para receber de braços abertos, e ser gentilmente uma base neutra para a arte da Anna. Neutra e robusta para servir de fortaleza e exposição às louças e cerâmicas da nossa artista, ceramista e amiga, não de casa, mas da oficina.

O desafio foi colocar um tampo de 2,00 num segundo andar com uma escada estreita. Mas fez-se o tampo a meio, tornando-se a união o mais imperceptível possível e com um reforço para garantir robustez.

Feita em contraplacado marítimo com encabeço de madeira maciça de castanho - madeira nacional.


Mesa Madeira @ Together Chiado


Foi usado contraplacado encabeçado, uma técnica que é super estável e permite a conjugação de dois factores quase opostos - se por um lado temos um material mais industrial, mais bruto, o encaixe em madeira maciça, feito artesanalmente, dá-lhe mais força estrutural e um toque de madeira maciça e de delicadeza do artesão.



Lembram-se do nosso artigo sobre os derivados da madeira onde explicámos que o contraplacado é estabilizado através da conjugação de várias folhas de madeira com veio entrecruzado? Podem aproveitar para reler aqui: https://www.marcenaria-artistica.pt/post/madeira-e-seus-derivados.


E esta é realmente uma boa metáfora à nossa forma de trabalhar! Porque até nós somos um bocadinho como o contraplacado encabeçado: resistentes, feitos de camadas e adoramos unir esforços criativos com outros tantos makers portugueses, que no final, dão valor ao artesanal!

É, para nós, um enorme prazer trabalhar com artistas portugueses e fazer este tipo de parcerias que nos acrescentam e engrandecem!


A força dos fazedores portugueses é incrível e vive também da capacidade de trabalhar em conjunto, de criar sinergias... unidos. Together!

Querida Anna, é sempre um prazer receber-te na nossa oficina, e visitar-te no atelier e beber da tua inspiração e criatividade! Não resistimos a "roubar" e partilhar o manifesto que está afixado na parede da loja. E de deixar o convite: vão até lá! Mesmo com restrições de horários, faz falta ver pessoas a entrar nas lojas portuguesas.


Comprem português e apoiem quem faz com as mãos, com o coração e com toda a sua paixão!



bottom of page