Nasce uma peça. Nasce uma marca!

Se nos perguntarem onde nasceu esta peça, se foi na oficina ou na mesa de estirador não vos sabemos dizer. Porque na verdade é como perguntar o que veio primeiro - o desenho, a inspiração ou a criação.

Este processo criativo de uma peça de arte em madeira decorreu no ambiente da nossa marcenaria artística. Surgiu das conversas com os mestres marceneiros, rodeados de madeiras e inspirados pelas técnicas de marcenaria artesanais que queremos manter vivas. Foi na mesa de estirador que o arquiteto Ricardo Borges de Souza esboçou as linhas, testou as cores e explorou novos desenhos e ideias para esta peça.


A inspiração? Sintrenses que somos tivemos como referência a beleza natural e o misticismo de Sintra, as cores da Serra com o palácio ao fundo, paisagem que temos o privilégio de poder olhar e que nos inspira todos os dias.

Para a criação desta peça única foram precisos vários meses de trabalho conjunto, numa relação simbiótica entre marceneiro e arquiteto. Desde a ideia ao último retoque, passou um ano.

Com uma estrutura em bétula, que garante a estabilidade e durabilidade, a peça foi faixeada em madeiras maciças de Gonçalo Alves e Pau Cetim, num intrincado trabalho de marchetaria, em dezenas de pequenas peças de madeira intercaladas.





Esta marca nasce desta vontade de reinventar tradições, de unir espíritos artistas e almas de makers, de criar peças únicas, verdadeiras e genuínas, pensadas e feitas com vagar e grande dedicação. Assim surgiu a Woodmade. Com o objetivo de levar além fronteiras a marcenaria artesanal portuguesa e de criar peças de mobiliário verdadeiramente artísticas.

Com madeira maciça, e uma alma forte e portuguesa.




E este sonho, é mais antigo que a peça. Começou em 2017, na pequena oficina do Mestre Soares, a quem dedicamos este feito. E hoje, é com enorme comoção que anunciamos que vamos lançar esta peça num RoadShow pelos Emirados Árabes Unidos, num feito conjunto com a Associative Design.


A primeira paragem é na feira Hotel Show Dubai que começa já no dia 31 de Maio. Sigam os nossos passos nas redes sociais da Woodmade e desejem sorte a esta peça Braki que mal nasceu e já anda a desbravar fronteiras!


Esta boa novidade tem ainda mais sabor depois deste ano que, para todos, tem sido repleto de desafios e superações a todos os níveis.