top of page

O Fabuloso Restauro do Citroën Rosalie - Ep. 2

Se acompanham o nosso diário, de certo estarão recordados desta nossa obra tão sui generis: o restauro da carroçaria de madeira de um Citroën Rosalie de 1932. Se só há pouco chegaram aqui, não há problema! Podem rever o post aqui.



Um projecto desafiante que nos chegou pelas mãos de um coleccionador e amante de clássicos.

A responsabilidade é muita! Tanta quanto o valor (sentimental e financeiro) deste carro. E mais ainda por ser uma parte integrante de um veículo que vai ser utilizado. Mais do que uma peça de mobiliário exposta em casa, neste caso, a madeira vai servir de suporte a um automóvel que terá um condutor, passageiros e carga. E muitas viagens pela frente!


Devido à idade e às condições a que esteve sujeito, a peça estava num estado de deterioração muito avançado.


O primeiro passo foi fazer o expurgo total da peça original por forma a garantir que não há reaparecimento da praga e prevenir possíveis vestígios de ovos ou inseto xilófago.

Depois desse tratamento, foi feito o levantamento integral do veículo que implicou a marcação peça a peça e identificação de todas elas por código. Não havendo registos do processo de fabrico original, este foi o maior desafio e o procedimento que nos ocupou mais tempo. Os amantes de puzzles entenderão.


Seguiu-se um estudo intensivo do método construtivo e planeamento de cortes, o reforço da estrutura original para manter a forma aquando retirada de peças para fabrico de novas .




Foi feita a aparalhagem e corte de madeiras – neste caso foi utilizado o carvalho francês.


A desmontagem das peças foi feita pacientemente, de acordo com as categorias previamente definidas e, em paralelo com o fabrico de moldes para cada uma das peças.



À medida que os vários componentes do carro vão sendo finalizados e as medidas confirmadas, é feita a assemblagem dos mesmos com uso das ferragens de união originais, tendo como base a chapa original (como no caso das portas) ou do vidro original existente (no caso da janela posterior).


Depois de alguns meses de trabalho esta série de acção, aventura e mistério ainda não terminou. Falta um último episódio, aqui na oficina da Marcenaria Artística Pereira: a construção do chão em madeira segundo o método tradicional de construção de soalho de madeira. Por fim, daremos os últimos retoques e reforços da estrutura de madeira antes de ser entregue a um estofador. A próxima temporada da série terá outros protagonistas - estofadores e mecânicos, profissionais especialistas e tão artistas como nós.



Estamos desejosos de ver o final desta trama. Vai ser tão bonito ver a Rosalie a passear!

Continuem a acompanhar esta viagem aqui no nosso Diário ou nas redes sociais da Marcenaria Artística Pereira e deixem os vossos comentários e questões.

bottom of page