top of page

Um closet onde apetece viver



Vistam a farda da Marcenaria Artística Pereira e entrem, disfarçados, neste apartamento apartamento de luxo em Lisboa. Vamos ver o closet?

Calma, que isto não é um assalto. E mesmo que fosse, não haveria problema. As jóias vão estar guardadas numa zona com segredo.


OK. Falando a sério e deixando os enredos policiais de lado, este imóvel foi adquirido por uma família americana que se apaixonou pelo nosso país.

Não só pela luz de Lisboa, pela gastronomia e pela qualidade de vida. Apaixonaram-se também pela nossa arquitetura e pelo saber fazer português. E por isso decidiram trabalhar com as melhores equipas - atelier, construtora e, claro, marcenaria, foram escolhidos a dedo, pelos próprios proprietários.


Um closet pensado ao detalhe, feito à medida dos sonhos e necessidades dos clientes. Com muita classe e requinte, como o imóvel pedia.


Pela importância de ter um projeto de mobiliário detalhado, com todos os pormenores definidos e sem o mínimo detalhe deixado ao acaso, a Marcenaria Artística Pereira nomeou o mestre Arquiteto Ricardo Borges de Souza, para desenvolver o projeto de raíz.


O Arq. Ricardo, como aqui já vos falámos, é um profissional de exclência, com largos anos de experiência a desenvolver projetos de mobiliário em madeira maciça e bastante conhecimento técnico sobre a execução de peças de marcenaria. É dele a autoria dos desenhos que aqui vos mostramos.


O apartamento situa-se na zona do Príncipe Real e este closet é digno do guarda-roupa de uma princesa. Para quem gosta de saber os pormenores técnicos, deixamos algumas especificidades do espaço:

- A planta é inclinada e as áreas tinham paredes mestras que sem possibilidade de demolição;

- A principal preocupação era a necessidade de aproveitamento máximo do espaço, mantendo um aspecto clássico na aparência dos móveis;

- No que diz respeito aos materiais, optou-se por um combinação de madeira, madeira pintada e pedra natural escura. Os puxadores, dobradiças e todas as ferragens escolhidas em latão maciço.

- Nas áreas destinadas a guardar peças roupas de pendurar, e nas gavetas para camisolas de caxemira, escolhemos cobrir os interiores em madeira de cedro brasileiro (na foto) que tem propriedades anti-traça e um cheiro muito agradável;


- Foi desenhada uma cómoda central com gavetas de ambos os lados, para guardar acessórios que incluiu uma área com segredo para as jóias da família;



- A área superior dos armários foram feitos à medida, a pensar na arrumação das malas e bolsas;


- Foi criado um espaço específico para vários pares de sapatos, respeitando as dimensões variadas da coleção de calçado.


- E claro, um closet assim pede uma zona com espelho, que o Arq. incluiu.

O processo é longo e ainda não terminou.

Começou com reuniões com os clientes. Depois foi agendada uma visita técnica ao local da obra que serviu para conhecer os responsáveis da obra e para que a nossa equipa retificasse as medidas.

Depois da visita, os nossos técnicos produziram algumas amostras para escolha dos materiais e foram realizados esboços do espaço e dos móveis a executar.

Agora, é tempo de criar!


Ser paciente - que o artesanato demora o seu tempo - e ir vendo algumas inspirações de arrumação e decoração, para pôr em prática quando a obra estiver concluída.





Ficou inspirado? Ótimo!

Tem um projeto especial que gostaria de desenvolver? Procura apoio no desenvolvimento de projeto que inclua desenhos exploratórios do espaço, produção de amostras e um projeto de execução com todos os pormenores técnicos definidos?


A Marcenaria Artística Pereira está habilitada para desenvolver estes projetos. Com a nossa equipa, a sua ideia tomará forma com o apoio de arquitetos especializados e com marceneiros experientes, que executarão o trabalho com brio e mestria.


Peça o seu orçamento gratuito através do e-mail geral@marcenaria-artistica.pt.


bottom of page